Com a consolidação da internet e da informática como uma das principais vias de comunicação mundial, conhecer essas tecnologias deixou de ser opção e tornou-se uma necessidade. Por acreditar que o acesso à informação é fundamental para a construção do conhecimento, para a participação em sociedade e para a ampliação de oportunidades de trabalho, o CRC Univasf pretente formar 1500 (hum mil e quinhentos) jovens em inclusão digital nos 35 municípios que integram os territórios da cidadania Sertão do São Francisco Bahia, Sertão do São Francisco Pernambuco e Serra da Capivara no Piaui, na perspectiva da informática como instrumento de cidadania e de gestão social dos seus empreendimentos, promovendo ações integradas que levem em conta as dimensões ética,social, cultural, econômica e ambiental sustentáveis.

Uma das principais iniciativas desse programa consiste na implantação de telecentros e de formação de educadores sociais nas comunidades que não têm acesso a essas tecnologias, em parceria com entidades locais e organizações do Terceiro Setor.

Essas unidades de inclusão digital têm como objetivos reduzir o índice de exclusão nos municípios, promover a iniciação à informática, propiciar formação e qualificação para o trabalho, acesso aos serviços do governo eletrônico, fortalecer as ações das organizações da sociedade civil a partir de uma visão participativa e comunitária e contribuir com a qualidade da aprendizagem na escola pública.

A capacitação é feita por meio de oficinas, cursos e outras atividades oferecidas pelo CRC. Os computadores recuperados são doados para laboratórios de escolas, bibliotecas, telecentros e outros Pontos de Inclusão Digital (PIDs). O projeto também promove a conscientização sobre o descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos.

Atualmente são oferecidos os seguintes cursos:

Manutenção de computadores

Noções básicas de Manutenção de hardware, montagem de computadores, instalação de softwares livres, estrutura física de rede de dados. O curso tem carga horária de 20 horas.

Informática básica

Utilização e conceitos básicos de sistema operacional livre, editor de textos, planilha eletrônica, editor de apresentação, navegação e pesquisa na internet, publicação de conteúdos na internet e utilização das redes sociais. O curso tem carga horária de 20 horas.